INTRODUÇÃO
A presente invenção relata uma construção nanobiotecnológica composta por polímeros sintéticos biodegradáveis devidamente selecionados para a liberação sustentada de composto de ação antifúngica, um agente funcionalizante ou vetorizante ou seus derivados, no preparo de uma composição medicamentosa para uso como adjuvante no tratamento de micoses em seres humanos e animais. Tal composição medicamentosa pode ser utilizada na formulação de medicamentos destinados ao tratamento de micoses, especialmente empregada como adjuvante aditivo aos quimioterápicos já disponíveis para o controle e terapia de micoses, tais como Candidiase, Histoplasmose, Coccidioidomicose, Blastomicose, Esporotricose, Criptococose e Aspergilose.
A invenção descreve uma composição nanoencapsulada constituída de sistemas de nanopartículas, na qual uma blenda polimérica, composta por polímeros sintéticos biodegradáveis, principalmente os derivados os derivados PLGA, permitem o confinamento de aditivos ou agentes ou de agentes funcionalizantes ou vetorizantes como o ácido meso- 1,3-dimercaptosuccínio (DMSA) e um compostos de ação antifúngica.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Pode ser aplicado no campo da medicina, O público alvo são empresas farmacêuticas.

Figura: A quantidade da enzima hepática Desidrogenase Lática após 60 dias de tratamento nas seguintes condições após 60 dias de tratamento nas seguintes condições: administração de ITZ-NANO ou ITZ. Legenda: Infetc N Trat- Grupo de animais infectados e não tratados.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO


Área: Saúde e Cuidados Pessoais 0016/2011 FCFRP Polo Ribeirão Preto
Pedido de Patente protegido sob o nº: PI1101309-5 foprado@usp.br
www.patentes.usp.br