INTRODUÇÃO
Sabe- se que câncer é um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas, podendo levar a morte de inúmeros pacientes.
Dessa maneira, a presente invenção trata-se de composições baseadas na associação entre um agente antitumoral a base de ródio (II) com nanopartículas magnéticas, ou com magnetolipossoma. Estas composições em escala nanométricas e com propriedades magnéticas são utilizadas para a preparação de medicamentos para a prevenção e/ou tratamento de lesões neoplásicas ou pré-neoplásicas, sobretudo câncer de mama, visando a cura dos pacientes que possuem essa doença.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Aplicado na atividade clínica para o Câncer. Indústrias Farmacêuticas fabricantes de medicamentos e laboratórios de pesquisa na área de farmacológica e imunologia.

Figura: Imagem ilustrativa.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO


Área: Saúde e Cuidados Pessoais 0004/2011 FFCLRP Polo Ribeirão Preto
Pedido de Patente protegida sob o nº: 1100733-8 foprado@usp.br
www.patentes.usp.br