Introdução A veiculação de fármacos de forma precisa e segura, no tempo correto, com liberação controlada e atingindo o máximo efeito terapêutico no sítio de ação continua a ser uma referência na concepção e desenvolvimento de novos sistemas de administração de medicamentos. Além disso, deve ser considerado para veiculação de fármacos a manutenção da sua atividade farmacológica. Os nanocarreadores apresentam inúmeras vantagens relacionadas à biodisponibilidade, farmacocinética, biodistribuição, solubilidade e estabilidade de agentes terapêuticos. Sendo assim, a tecnologia apresenta nanocarreadores coloidais inovadores que incorporam tais vantagens e que podem ser utilizados em diversas áreas. | |
Objetivos
A tecnologia descreve o processo de obtenção de nanocarreadores e o uso dos mesmos para veiculação de agentes ativos hidrofílicos para aplicação na formulação de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene pessoal, agroquímicos, fertilizantes e outros. Tais nanocarreadores apresentam alta capacidade de estabilização de ativos em meio com quantidade reduzida de água, além de permitir a liberação sustentada, a proteção contra degradação, o aumento da biodisponibilidade e a melhoria da compatibilidade dos ativos com outros constituintes nas formulações.
Aplicações e público alvo
Indústria cosmética e farmacêutica.
Indústria de produtos de higiene pessoal.
Indústria veterinária e agroquímica.
Informações Adicionais
Desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Instituo de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O pedido de patente foi depositado no Brasil, assim como nos EUA, Europa e Japão, via PCT, e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.
Estágio de desenvolvimento

Pedido de patente depositado sob o nº: PI1001959-6