INTRODUÇÃO
A presente invenção apresenta um sistema de desassoreamento que atua na captação e remoção de sedimentos de forma contínua e preventiva em reservatórios de água, lagoas, lagos e rios, antes que os sedimentos assentem no fundo dos corpos d’água e formem camadas coesas de resíduos, e com isso, evita que o problema de assoreamento seja criado ou intensificado.
IMAGEM ILUSTRATIVA: Interação dos elementos do sistema proposto, em sua configuração essencial. BR 10 2020 016941 6.
DIFERENCIAL
O sistema tem seu fornecimento de energia advindo de fontes renováveis, sendo totalmente autônomo energeticamente e não necessitando de infraestrutura e sistemas externos de alimentação elétrica para seu devido funcionamento, o que permite que a presente invenção seja usada mesmo em lugares remotos.
Além disso, a solução proposta substitui as tradicionais operações de desassoreamento intensivo, notoriamente caras e poluentes, por uma manutenção de caráter preventivo.
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
Apresenta-se uma solução para o problema do assoreamento de reservatórios de água por meio de um sistema energeticamente autônomo com aporte de geradores eólico e fotovoltaico. O intuito é promover uma filosofia de microgeração para aplicação local direta, como uma alternativa aos esforços para adequar as fontes renováveis às flutuações da rede pública de energia. Dada a amplitude da proposta, os setores geradores de energia hidrelétrica e saneamento básico, além dos produtores de equipamentos ou que realizam a atividade de desassoreamento para empresas, terão particular interesse no presente invento.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Energia; 0051/2019
Escola Politécnica – USP.
APOIO E FOMENTO: CNPQ, nº 133863/2018-2; CAPES.
Patente protegida sob o nº: BR102020016941-6 Polo São Paulo
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br