MODELO DE CAUDA DE RATO EM SILICONE PARA TREINAMENTO DE COLETA DE SANGUE

INTRODUÇÃO
A aprendizagem de estudantes da área de saúde é sem dúvidas um definidor na carreira dos futuros profissionais: aqueles que têm acesso aos melhores treinamentos terão todas as ferramentas para serem profissionais de excelência.
Pensando nisso, apresentamos um modelo inovador que emula fidedignamente a cauda de ratos de laboratório, essenciais para o treinamento de técnicas de punção venosa e coleta de sangue.

DIFERENCIAL
A necessidade de utilizar modelos em vez animais vivos, garante não só o bem estar animal, mas também a confiabilidade dos resultados e uma abordagem mais ética, uma vez que não há sofrimento /estresse animal impactando negativamente o procedimento.  O modelo oferece uma réplica fiel não só em formato e tamanho, mas em textura e resistência, simulando os desafios reais encontrados pelos aprendizes. O custo de produção e manutenção é muito reduzido, pois com um molde de gesso, é possível produzir muitos modelos.  A parte externa é constituída de resina transparente, permitindo a visualização do fluxo de sangue durante a coleta e a presença de bolhas.
O tubo de silicone interno é dobrado em U, resultando em 2 tubos paralelos que simulam as veias laterais da cauda.  Ainda, é possível conectar seringas à parte externa do duto em “U” para simular pressões de fluxo diferentes.

APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
O mercado potencial dessa tecnologia inclui estudantes e profissionais da área de saúde, instituições de ensino e pesquisa, organizações de bem estar animal e empresas e laboratórios. Embora o foco inicial seja o Brasil, ela pode ser comercializada e utilizada em diferentes partes do mundo.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), Outros;  0062/2022
Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP
APOIO E FOMENTO: PROGRAMA SANTANDER UNIVERSIDADES-USP, n° 50054823/2021.
Protegida sob o nº BR 10 2022 026209-8
Polo São Paulo : alelima@usp.br - www.patentes.usp.br
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
alelima@usp.br