CIMENTO ECOSSUSTENTÁVEL SEM CLÍNQUER À BASE DE RESÍDUOS DA SIDERURGIA E DA CONSTRUÇÃO CIVIL

 

INTRODUÇÃO

As indústrias civil e siderúrgica, com grande relevância no Brasil, geram resíduos e subprodutos que carecem de destinação adequada – a escória de alto forno, um exemplo de significativa importância, é, no entanto, vastamente utilizada na produção de cimento. Esses resíduos serão aqui aproveitados como matéria-prima para o desenvolvimento de um cimento ecossustentável, sem adição de clínquer Portland e com propriedades hidráulicas similares ao cimento Portland convencional.
 
 
A presente tecnologia se propõe a viabilizar a utilização do resíduo da escória de alto forno, escória de aciaria LD e do gesso da construção civil para o desenvolvimento de um cimento com excelente desempenho mecânico e simplicidade no processo produtivo – e com maior aproveitamento dos materiais já manipulados no Brasil.

 

DIFERENCIAL 

A tecnologia propõe a integração de um aglomerante cimentício 100% sustentável, isento de clínquer, desenvolvido  sem a extração de calcário e argila, de forma que apresenta um processo mais simples para o fabricante, com menor emissão de carbono e menor uso de energia em relação à produção convencional.

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

A tecnologia se insere no campo da engenharia de materiais, de forma a ser incorporada na indústria civil e siderúrgica como uma opção de aglomerante sustentável, podendo ser aplicada às infraestruturas já disponíveis nas cimenteiras.

 

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Outros; 0073/2020
Escola de Engenharia de Lorena – USP
Protegida sob o nº BR 10 2022 022757-8

 
Polo São Paulo
alelima@usp.br  
www.patentes.usp.br
Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
FERNANDO VERNILLI JUNIOR
MARIA LUIZA GONÇALVES PEREIRA
MARCEL DEMARCO OLIVEIRA
LINDOMAR MOURA DE OLIVEIRA
SARA DE CARVALHO ZAGO
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum