MÁSCARA ORONASAL PRESSURIZADA PARA APNEIA DO SONO

 

INTRODUÇÃO

Apneia do sono é um distúrbio caracterizado por breves e repetidas pausas na respiração enquanto se dorme, o que diminui a oxigenação do sangue e pode causar diversos problemas sistêmicos. O tratamento é feito com uma máscara facial a ser utilizada em conjunto com dispositivos de ventilação mecânica e, mais particularmente, com dispositivos geradores de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). 
 
A presente tecnologia propõe um novo design de máscara facial oronasal, composto por duas câmaras individuais cobrindo a região da boca e das narinas fluidicamente conectadas entre si por um meio de comunicação unidirecional (diodos fluídicos). Com isso, cada uma das cavidades pode possuir uma pressão distinta, evitando que o paciente respire pela boca e se engasgue. Além disso, a máscara é constituída por um material polimérico rígido, que delimita sua estrutura, e um material polimérico flexível, que é utilizado no contato entre a pele e a máscara para permitir um ajuste confortável. Diodos fluídicos nas laterais da máscara também permitem uma pequena saída de ar, enquanto o controle da pressão (via máquina) ocorre pela tubulação frontal.

DIFERENCIAL 
 
A maioria das máscaras comerciais apresentam duas câmaras individuais conectadas por pelo menos uma válvula integrada com componentes móveis. O correto funcionamento destas máscaras faciais está intimamente relacionado com o correto funcionamento de suas válvulas. Válvulas com partes móveis, em especial aquelas com materiais elastoméricos, estão mais sujeitas a falhas e acúmulo d’água proveniente da respiração. Esta água acumulada pode iniciar a proliferação de microrganismos danosos à saúde do usuário. Para evitar esses problemas, a presente tecnologia usa diodos fluídicos (válvulas sem partes móveis) para conectar as duas câmaras individuais.
 
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
 
A tecnologia poderá ser implementada em ambientes médicos, hospitalares, residenciais, ou em qualquer outro contexto de tratamento CPAP da apneia do sono. O suporte se insere no campo de máscaras oronasais pressurizadas de fluxo contínuo, desempenhando um papel essencial no âmbito da Saúde e Cuidados.
 
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0062/2020
Escola Politécnica - USP
Protegida sob o nº BR202021010835-0
 
Polo São Paulo
alelima@usp.br 
  
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
BERNARDO LUIZ HARRY DINIZ LEMOS
EMÍLIO CARLOS NELLI SILVA
JULIO ROMANO MENEGHINI
RODRIGO DE LIMA AMARAL
VÍTOR AUGUSTO ANDREGHETTO BORTOLIN
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum